RSS Feed

De quem é a culpa da feiura?

Posted by Paty Nascimento Marcadores:

Vamos falar, um pouco, sobre a beleza dos seres humanos, a beleza corpórea, anatômica. E ao falar de beleza é necessário entender duas coisas: primeiro que os padrões de beleza mudam no decorrer do tempo. O que era tido como belo ontem, já não é hoje e pode voltar a ser amanhã. Por exemplo, há alguns anos era considerado bonito ter cabelos cacheados, e de uns anos para cá vivemos uma fixação pelo cabelo liso e amanhã isso pode mudar.

O segundo ponto introdutório, e o mais importante, é que a visão da beleza é sempre relativa e depende do contexto em que o observador foi criado, dos valores que lhe foram ensinados e agregados no convívio social, da etnia que ele descende e etc. Isso tudo vai influenciar aquilo que eu vejo como “bonito” ou “feio”.

Porém, mesmo com todas essas variáveis da beleza é comum se classificar como “feio” aquilo que está fora dos padrões de beleza do momento. Pior do que classificar costuma-se desprezar, chacotear e até tratar com preconceito aquilo que não se enquadra no biótipo que agrada os nossos olhos. Não podemos negar que são quase rotineiras as expressões do tipo: “Olhe como Ele é feio!” e outra completa “É horrível!”, “E aquele nariz? Medonho!”, “E as orelhas dela? Enormes!”, “Já viu as pernas tortas dela?”, “Esse é nanico”, “Aquele parece uma vara seca!” e muitas outras que nós conhecemos. E existem expressões mais fortes, até cruéis como: “Ele é bizarro”, “Ela é nojenta”, “Parece um bicho”, “Asquerosa”.

Pois bem, eu pergunto: De quem é a culpa da “feiura”? Pois todas essas críticas e “revoltas” contra a morfologia alheia tem de chegar a alguém, em um responsável. Por certo que o chamado “feio” não é o culpado. Eu não estou falando de desleixo com a saúde e de não se cuidar, mas sim de traços que são naturais do biótipo de cada um, determinados por sua genética.

Seria a culpa dos seus pais? De forma alguma, eles também são reféns da própria genética. Mas tem um culpado sim, a ideia de culpa tem sua raiz no conceito de responsabilidade e existe um responsável. Veja o que Davi diz ao Senhor:

Tu criaste Cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe.
Salmo 139.13(NTLH)

Isso mesmo. O responsável pelo que chamamos “feio” é o próprio Deus, pois foi Ele quem formou cada ser humano no ventre de sua mãe. E todas as críticas, chacotas, palavras de desprezo no que se refere a anatomia alheia chegam àquele que é o responsável, chegam ao autor da vida. Quem zomba do corpo alheio zomba do seu criador.

Deus ama a diversidade, isso fica claro em todas as suas obras. E o homem, sua obra prima, de forma alguma seria por ele padronizado, ele nos faz de forma única, diferenciada e se agrada com o que faz. E toda a sua diversidade confunde a mediocridade que ri, debocha e escarnece. Porém Ele saberá dar as respostas.

Mas o Senhor disse: Não se impressione com a aparência nem com a altura deste homem. Eu o rejeitei porque não julgo como as pessoas julgam. Elas olham para a aparência, mas eu vejo o coração.
1 Samuel 16.7(NTLH)


Em Cristo, que para a sua glória, nos gerou.


Diogo Dantas - Pr. da Igreja Batista Lírio dos Vales / Barra - Salvador/Bahia

0 comentários:

Postar um comentário